RAD lança solução para comunicação trem-terra

A solução Airmux 5000 Mobility da RAD já está em fase de execução também na nova linha 17 Ouro do metrô de São Paulo

A RAD, desenvolvedora de tecnologias de comunicação para o setor metro-ferroviário, apresenta solução de comunicação trem-terra, desenvolvida para responder a todas as necessidades de operação, comando, controle, segurança e comunicação com metrôs e ferrovias.

Conhecida como Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados (SCMVD), a nova solução é baseada na tecnologia Airmux 5000 Mobility da RAD e foi desenvolvida em parceria com a empresa irmã Bynet, também pertencente ao RAD Group e com larga experiência na oferta de projetos e integração de comunicações de missão crítica.

Hoje, já em operação em várias linhas de metrôs e trens ao redor do mundo, a solução Airmux 5000 Mobility da RAD já está em fase de execução também na nova linha 17 Ouro do metrô de São Paulo, com inauguração prevista para o próximo ano.

Segundo a empresa, o sistema Airmux 5000 Mobility da RAD assegura uma comunicação sem queda de sinais ou interrupção entre as centrais de controle, as estações e os diversos trens em movimento ou estacionados na linha férrea ou metroviária.

Segundo Valter Teixeira, diretor da RAD do Brasil, através desta solução, a RAD e a Bynet proporcionam aos usuários um modelo de comunicação garantida, abrangendo toda a sorte de serviços essenciais à boa operação da linha.

“Isto inclui serviços de intercomunicação, sistemas de aviso aos passageiros, estrutura de publicidade eletrônica e conexões Wi-Fi de alto desempenho para os funcionários da ferrovia e usuários de trens”, diz.

A solução também suporta câmeras de vigilância, canais de telecomando e sistemas de vídeo para a supervisão do interior dos trens. Em sua mais recente versão, o SCMVD realiza ainda o controle inteligente de passagens de nível, tornando mais ágil e segura a travessia do trem no cruzamento com ruas ou estradas.